É impossível que na sua vida só surjam pessoas palpiteiras
Todos dão palpite
Detesto me sentir cobrada e estou ficando intolerante a conselhos. Como minha mãe se metia muito na minha vida quando contava meus problemas a ela, decidi fechar a boca. Para o namorado, não falo mais do trabalho, porque ele diz que só reclamo e não tomo uma atitude. Nem com as amigas me abro totalmente. Não sei se a dificuldade é minha ou dos outros e tenho medo de ficar cada vez mais fechada e sozinha.
É impossível que na sua vida só surjam pessoas palpiteiras. O problema esta, portanto, na sua atitude. Confira, por favor, esta hipótese: você busca o afeto das pessoas colocando-se no papel de vítima, ou seja, reclamando. Então, elas tentam dar sugestões - que você não aceita para, em seguida, posar de vitima delas. Ao se sentirem impotentes, todas acabam por se afastar. E você, aos poucos, agarra-se cada vez mais a imagem (criada por você mesma) de um ser perseguido por um mundo cruel. Para começar a sair dessa areia movediça, na próxima vez que tiver vontade de reclamar, reflita sobre o motivo de sua insatisfação (ou raiva). Pense no que pode fazer para reverter a situação que está lhe causando desconforto - seja sugerir, seja reivindicar mudanças no trabalho, no comportamento do seu namorado ou na relação com amigos e parentes. Se não houver nada a fazer-na verdade, são raras as situações em que só resta chorar e desabafar-, deixe claro que o que você quer é colo, e não palpites. Ninguém vai abandoná-la por isso.
Acabei de me lembrar de um conselho que eu dei: se coloca no lugar da pessoa antes de falar qualquer bobagem. A seguir trecho do texto de Taitelbaum (pg 160) para completar a minha idéia:
Nem preciso dizer que palavras ferem fundo, mesmo sendo proferidas em um momento de destempero. Por isso, fique atenta. Frases e palavras impensadas podem ser o pontapé que a relação estava esperando para começar a rolar ladeira abaixo. Não ofender o próximo é um dos mandamentos do relacionamento tranquilo, saudável e doce. Vale a pena se conter. Se não tiver jeito, se for mais forte do que a razão, o pedido de desculpas deve chegar a tempo de consertar a besteira.
Desculpas devem chegar a tempo... É, os homens deveriam também ler revistas femininas.
fonte: Claudia, Julho 2004
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home